

O turismo é um dos setores que recebe grande atenção do Executivo de Muçum e demonstra índices de crescimento. Através da atualização da categorização dos municípios que compõe o Mapa do Turismo, feito pelo Ministério do Turismo, constatou-se que 32 municípios do Estado subiram de categoria e, entre eles, está o município de Muçum, que subiu da categoria E para D.
Conseguinte aos resultados cada vez mais positivos, o governo municipal procura não estancar os investimentos. Na tarde de ontem (28), o gestor de projetos do Sebrae, Diego Zenkner, foi recebido pelo prefeito Lourival de Seixas, a Secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, e a funcionário da pasta, Bruna Luzzi Brino, no gabinete do Poder Executivo.
No encontro, Zenkner expôs o andamento do projeto “Turismo de Natureza”, que envolve nove municípios da região, entre eles Muçum, e busca a evolução do turismo regional. Segundo Zenkner, a iniciativa que tem 70% de aporte financeiro do Sebrae e conta com o auxílio de prefeituras e iniciativas privadas, promove seminários acerca do tema, presta consultorias para o melhoramento de serviços e articulação dos empreendedores, promove a participação em eventos e o uso do marketing digital para a divulgação dos locais e iniciativas participantes.
A ideia é contar com a participação de 30 empreendimentos regionais, sendo que ao longo do programa, já se prospectou 25, entre eles alguns do município. Seixas sugeriu ao gestor a participação de novas iniciativas, que serão colocadas em pauta nas reuniões do grupo.
Jacinta salienta que Muçum possui vocação para o turismo, basta sentar e planejar medidas que possam fomentar o setor. “Estamos com uma série de ideias encaminhadas. Se conseguirmos tirar do papel parte delas, com certeza, conquistaremos grandes resultados”.
Texto: Ascom Muçum