Representando a Emater/RS-Ascar – uma das apoiadoras do evento -, o extensionista André Müller palestrou sobre a importância de se produzir alimentos livres de agroquímicos que, consequentemente, carregam consigo a ideia de nutrição, de saúde, de sabor, de respeito à vida e a natureza e de sustentabilidade. “Hoje em dia, o que vemos é uma produção em escala industrial, interessada apenas em geração de renda, mas com alimentos cheios de artificialidade, que trazem desequilíbrio e doenças”, salientou.
Em sua fala, também apresentou técnicas e dicas para a produção que toma por base o modelo agroecológico e que promove a biodiversidade. “É o caso de uma adequada nutrição do solo, do uso de estercos compostados e do controle biológico”, enfatizou, reforçando ainda a importância da organização, da capacitação e do o à assistência técnica. “A intenção com este tipo de encontro é de resgatar as sementes crioulas com vistas a conscientizar a população para a importância da preservação desse tipo de conhecimento”, frisou o assistente técnico regional em Manejo de Recurso Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer.
Além de agricultores, estudantes e interessados pelo assunto, o evento reuniu autoridades, como o prefeito de Ilópolis Edmar Rovadoski, o supervisor da Emater/RS-Ascar Cezar Burille – no ato representando os gerentes regional e adjunto Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann –, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Elione Spezia, entre outras. Burille destacou o trabalho da Emater/RS-Ascar, em consonância com outras entidades, no sentido de valorizar a segurança e a soberania alimentar. “É um trabalho que visa a permanência da saúde e a manutenção de uma alimentação mais saudável”, ponderou.
O encontro foi promovido pela Paróquia Santuário São Paulo Apóstolo de Ilópolis, Cáritas Diocesana, Comissão Pastoral da Terra (T) Diocesana e agricultores guardiões de sementes crioulas, com o apoio da Emater/RS-Ascar, STR, Prefeitura Municipal, Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). O patrocínio foi da cooperativa Sicredi.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald