

Seis grandes atrações prometem abrilhantar ainda mais a programação do Natal no Coração de Lajeado. Com incentivo do Ministério da Cidadania, a Parte Cultural 2019 do projeto traz ao município espetáculos que vão desde o tradicionalismo gaúcho até o encanto do teatro em palco montado no Parque dos Dick. A entrada para todos os shows é gratuita.
14/12, sábado
No sábado, é a vez do tradicionalismo do grupo Os Fagundes. Com 18 anos de estrada, a banda reúne a família de músicos já consagrada no cenário estadual. Os irmãos Ernesto, Neto e Paulinho Fagundes dividem o palco em uma homenagem especial ao pai, Bagre Fagundes, que introduziu a cultura musical na vida dos filhos. Além deles, Nico Fagundes (in memoriam) é lembrado constantemente ao longo dos espetáculos. Em Lajeado, canções clássicas como De filho para pai, Origens, Galpão Crioulo e Canto Alegretense integram o repertório do show.
17/12, terça-feira
A reunião de duas orquestras promete trazer à tona toda a magia do Natal. O encontro entre a Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) e a Orquestra Jovem de Lajeado será garantia de boa música. Fundada em 1986, a Oclaje vem contribuindo para a formação de músicos, beneficiando muitos jovens e disseminando a música instrumental como promotora da cultura. Sob a tutela do maestro Carlos Henrique Hickman, o grupo conta atualmente com 33 integrantes.
Contando com a jovialidade dos seus integrantes, a Orquestra Jovem de Lajeado leva ao público uma nova leitura de clássicos da música popular, ando por Luiz Gonzaga, Frenéticas, Roupa Nova e Van Halen, entre outros muitos. E é nesse estilo que está o diferencial da Orquestra: o nome não significa que seja composta somente por jovens, mas sim indica um repertório que se diferencia das orquestras tradicionais que tocam músicas clássicas. A Orquestra é composta por instrumentos de sopro, percussão, harmonia e vocalistas.
22/12, domingo
Fechando o cronograma de apresentações do projeto, no dia 22 sobe ao palco a Porto Alegre Companhia de Dança. Com o espetáculo “As Únicas Coisas Eternas São as Nuvens”, o grupo propõe uma viagem coreográfica pela obra do poeta Mario Quintana através da dança. No título, traz esta epígrafe do poeta que se refere ao tempo através da referência ao ciclo da água, às mudanças que acontecem acompanhando a agem das nuvens, eternas a cada instante. Assim como Tholl, a apresentação também contará com a participação de uma tradutora de libras.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Natal no Coração – Parte Cultural 2019 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e Affecto. O evento conta com o patrocínio master da Atlas, patrocínio ouro Docile, Charrua, Imec e Unifertil, patrocínio prata Benoit, Mondial e Scala. Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Fotos: divulgação
Assessoria de Imprensa de Lajeado