O extensionista e zootecnista da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, salienta que a crise provocada pelo coronavírus obrigará os piscicultores a trabalhar em consonância com as determinações dos órgãos oficiais, que regem as políticas de proteção contra os efeitos da Covid-19, realizando assim de forma segura as feiras que marcam a data. Ele exemplifica, citando as 27 atividades que estão previstas para locais públicos. “Estas deverão seguir as normas voltadas a estabelecimentos que comercializam itens de alimentação, o que evitará a exposição e os riscos”, salienta.
Sampaio observa que, mesmo para os 170 eventos previstos para ocorrer nas propriedades, a Emater/RS-Ascar reforça aquilo que determinam os órgãos oficiais. “Neste caso, a preferência é dada para a venda fracionada na taipa, por encomenda ou com baixo envolvimento de pessoas ao dia”, enfatiza. Outra ideia é a da retirada de poucos peixes a cada dia, sem secar os açudes, mantendo a produção em função da estiagem. “Sabemos que os piscicultores necessitam vender, mas devemos estar atentos a estas questões”, completa o também extensionista Henrique Bartels.
A ocorrência ou não das feiras também estará alinhada àquilo que determina a Prefeitura dos municípios envolvidos, com o apoio da Inspetoria Veterinária, que realizará atendimento virtual, emitindo Guia de Transporte Animal (GTA) por meio do talão de produtor. A Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), salienta que os números da projeção poderão ser alterados até a conclusão das atividades. No que diz respeito à Covid-19, a Emater/RS-Ascar orienta os produtores para que:
- Atendam os consumidores individualmente;
- Busquem a distância mínima de dois metros entre as pessoas;
- Solicitem aos consumidores que evitem aglomerações;
- Realizem as feiras em locais abertos e ventilados;
- Mantenham contato com a Secretaria de Saúde do município, buscando contribuir nas orientações aos consumidores sobre cuidados em relação ao coronavírus;
- Usem luvas e até máscara, realizando a sua desinfecção com água e sabão ou álcool gel a cada cliente atendido;
- Disponibilizem álcool gel para todos os participantes
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald