Porto Alegre entrou nesta segunda-feira (13) para a lista de emergência do Ministério da Saúde entre as capitais com casos confirmados de Covid-19. A Capital tem 210 casos por 1 milhão de habitantes, 89% a mais do que a média nacional, que é de 111 casos por 1 milhão de habitantes.
O governo federal considera em situação de emergência os municípios que têm 50% mais casos do que a média nacional. Porto Alegre está na lista atrás de Fortaleza, São Paulo, Manaus, Macapá, Florianópolis, Recife, São Luís, Rio de Janeiro e Vitória, e à frente de Brasília e Boa Vista.
Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, esta projeção é um equívoco, já que desconsidera a taxa de de mortes na cidade.
“São dois números que precisam ser avaliados: número de óbitos, e Porto Alegre tem um dos menores índices, e número de UTI ocupadas com pessoas confirmadas com coronavírus. Porto Alegre tem uma linha adequada à perspectiva de entrega”, garante.
A taxa de ocupação de leitos de UTI na Capital, neste momento, é de 67%. Porto Alegre registrou, também, sete das 17 mortes por coronavírus no estado.
A última foi de uma mulher de 87 anos que morreu na noite de domingo no Hospital Ernesto Dornelles. Segundo Marchezan, o número indica que as medidas de distanciamento social estão surtindo efeito.
“Não há vacina, não há remédio que cure. Vai continuar, não é uma ação de uma semana. É algo para o resto do ano, pelo menos”, diz.
FONTE: G1