

Dez chefes do Executivo da região estão na capital federal em busca de recursos para o Vale do Taquari
O primeiro dia da comitiva de dez prefeitos da região que estão em Brasília teve um retorno positivo para o Vale do Taquari. Os chefes do Executivo estão na capital federal buscando recursos para os prejuízos causados pela enchente na região, a pior dos últimos 64 anos. As agendas em Brasília, articuladas pelo gabinete do senador Luis Carlos Heinze, também têm o objetivo de requisitar medicamentos para combate à Covid-19.
Nesta terça-feira (21.07) pela manhã, os representantes da região já estiveram reunidos com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), general Giovanne Gomes da Silva, e com o diretor de engenharia da Funasa, coronel Roberto Batista. Em discussão, esteve a liberação de recursos para a perfuração de poços artesianos para minimizar os efeitos da seca. Há cerca de R$ 10 milhões estimados para abertura de poços que já possuem convênios firmados, alguns até licitados, mas falta o aval para o início das obras. O presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, solicitou que o valor seja descentralizado e remetido diretamente às istrações para acelerar o processo.
À tarde, os prefeitos participaram de uma reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, e com o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos. Os prefeitos expam a situação, especialmente dos 11 municípios da região mais afetados pela cheia, que acumulam prejuízo estimado em mais de R$ 170 milhões.
No final da tarde, ainda houve uma audiência com o assessor especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Renato Clark, que tratou sobre pagamentos de convênios e, na sequência, um encontro com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto para solicitação de apoio na destinação de medicamentos de enfrentamento à Covid-19.
Agenda desta quarta-feira
Nesta quarta-feira (22.07) pela manhã, às 8h30min, está agendada uma audiência com o secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, que discutirá formas de apoio na recuperação de danos causados pela enchente na agricultura familiar. Às 11h, o secretário de Defesa Agropecuária recebe a comitiva para tratar sobre a retomada de exportação de carnes dos frigoríficos da região para a China.
Na parte da tarde, os chefes do Executivo terão uma audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, sobre conclusão e reconstrução de creches de escolas. O encontro está marcado para as 16h.
Quem integra a comitiva
- Prefeito de Imigrante e presidente da Amvat, Celso Kaplan
- Prefeito de Taquari e presidente da Federação das Associações de
- Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen
- Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana
- Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto
- Prefeito de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild
- Prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann
- Prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann
- Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo
- Prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti
- Prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack
- Também integram o grupo assessores e o prefeito de Santa Tereza, Gilnei Fior. O município pertence à região da Serra e enfrentou diversas adversidades em função da cheia.