

Atualmente morando em Málaga, na Espanha, a violinista conta sua história em um bate-papo animado com Fernando Graciola
No episódio deste domingo, 08, da Websérie Saudades do Pago, Fernando Graciola entrevista a violinista Paloma Pitaya, que iniciou seus estudos de música no Orfeó la Lira, em Barcelona. É graduada pela Universidade Federal de Santa Maria e frequentou aulas com o professor Marcelo Guerchfeld, em Porto Alegre. Participou de vários festivais de música no Brasil, Espanha e Itália, frequentou masterclasses e já tocou ao lado de grandes músicos de todo o mundo. Paloma é vencedora de competições que lhe deram oportunidades enriquecedoras, como um intercâmbio na Universidade da Geórgia, Estados Unidos, e concertos como solista. Possui um mestrado em performance na Academia Internacional Galamian, em Málaga, Espanha.
Profissionalmente, integrou orquestras e grupos de câmara no Brasil e na Alemanha. Também atuou como professora e concertista. Como compositora, em 2018 estreou uma peça no Festival Ilumina, em São Paulo, e no ano de 2019 fez a trilha sonora do curta “Resista”, em Porto Alegre. Selecionada pela Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores, de Córdoba, Espanha, como uma das catorze vencedoras para a residência artística da XVIII edição, compôs um livro com 13 caprichos brasileiros para violino solo chamado “Caprichoso Brasil”.
Paloma propõe uma ponte entre a música tradicional brasileira e o cânone clássico de obras para violino solo, utilizando o instrumento de maneira inovadora, valorizando a riqueza rítmica e a expressão cultural de seu país através da linguagem do violino.
O episódio vai ao ar a partir das 19h, no canal do Youtube do Portal Região dos Vales e, na sequência, no site oficial do Saudades do Pago www.saudadesdopago.com.br. Na terça-feira, dia 10, irá ao ar uma vídeoaula sobre violino, ministrada por Paloma.
O projeto cultural Websérie Saudades do Pago conta com o patrocínio de Ciamed Distribuidora de Medicamentos e Rota Indústria Gráfica. A realização é de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa