Na terça-feira, 11 de maio, foi realizada a reunião virtual para avaliar o andamento do Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari, que abrange 15 municípios no Vale do Taquari.
A reunião foi realizada com a presença da Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente, Drª Andrea Almeida Barros, e com representantes dos municípios da região Alta do Vale do Taquari, que abrange as cidades de Muçum, Encantado, Roca Sales, Santa Tereza e São Valentim do Sul. Na oportunidade, nosso município foi representado pelo Engenheiro Ambiental, Douglas Pessi.
Dentre os diversos assuntos tratados, o foco principal foi a Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari, a pesca predatória e os estragos, como erosão e desmoronamentos, acosionados pela enchente ocorrida no mês de julho de 2020. Na oportunidade, ainda discorreram sobre a importância de recuperar e proteger as margens do Rio Taquari e seus afluentes que am por esses municípios, bem como fazer o plantio de espécies nativas, cuidando e preservando a vegetação para próximas gerações.
De acordo com Pessi, a mata ciliar contribui para a estabilidade do solo, mantendo firme a estrutura das margens do rio com seu emaranhado de raízes, e assim, evitando a erosão e a invasão das águas em enchentes. Além disso, atua como filtro, selecionando os sedimentos para o ambiente aquático e participa do ciclo de nutrientes na bacia hidrográfica. Proporciona alimento e proteção para os animais, além de absorver a radiação solar, contribuindo para a estabilidade térmica da água.
Nos próximos dias a Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente Drª Andrea Almeida Barros, estará visitando o município para se reunir com o prefeito municipal, Mateus Giovanoni Trojan, para fazer a apresentação do Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari, e ver quais as perspectivas do município no decorer do ano e ações ambientais que serão desenvolvidas.