

Os 131 anos do Município de Lajeado foram celebrados nesta quarta-feira, 26/01, em cerimônia singela com a inauguração do novo Parque Ney Santos Arruda, junto à orla do Rio Taquari. Um monumento com a marca que simboliza a nova área verde também foi apresentado à comunidade.
O monumento foi instalado em um canteiro junto à entrada principal do espaço de lazer, em frente a Rua Oswaldo Aranha. São três peças de metal com a marca do parque, a data de inauguração e um texto com uma breve biografia do advogado Ney Santos Arruda, que dá nome ao local. Junto ao monumento, foi colocada uma grande pedra, retirada do jardim da casa onde Ney Arruda viveu a maior parte de sua vida, e que foi doada pela família do homenageado para integrar o monumento. A marca do parque contém elementos que lembram ondas como uma forma de fazer referência ao Rio Taquari, já que o parque fica situado junto à orla.
A solenidade, que contou com a participação de poucas autoridades e familiares do homenageado Ney Santos Arruda, foi a maneira escolhida pelo Executivo lajeadense para comemorar o aniversário do município em meio ao aumento do número de novas contaminações pelo coronavírus.
– Nessas imediações, às margens do rio, havia diversos empreendimentos comerciais que representavam a realidade econômica da cidade, e hoje estamos aqui para inaugurar um espaço de lazer que mostra como Lajeado mudou e cresceu – disse o presidente da Câmara de Vereadores, Deoli Gräff.
Representando a família do homenageado Ney Santos Arruda, um de seus filhos, Ângelo Arruda, se pronunciou afirmando que seu pai era uma pessoa apaixonada por Lajeado.
– Ele se orgulhava e enchia a boca pra falar do Castelinho. Falava com orgulho da Univates, das coisas bonitas da cidade, do Rio Taquari. Chegou a fazer poesias a respeito dessas coisas todas e falava também com entusiasmo do Lajeadense, time do coração – lembrou o filho Ângelo. Ele agradeceu aos poderes Executivo e Legislativo pela iniciativa de criar o parque, oferecendo o espaço para uso comunitário, inclusive para as futuras gerações. – Fica aqui meu agradecimento como familiar do Ney Arruda, mas sobretudo, como cidadão – destacou.
Localizado na esquina das ruas Bento Gonçalves e Oswaldo Aranha, com 17.500 metros quadrados, o parque teve suas obras iniciadas em 2020 e, entre outras intervenções, contará com um círculo de águas com fonte interativa e parque infantil com brinquedos.
– Este parque, além de ser uma ligação com outros equipamentos públicos do município, servirá para jamais esquecermos da importância do nosso rio e da nossa história – disse o prefeito Marcelo Caumo, ao mencionar que o parque não se conclui com a inauguração, já que outras intervenções ocorrerão no local.
Texto: Rafael Scheeren Grün
Foto: Pietra Darde
Coordenadoria de Comunicação Social
Rua Cel. Júlio May, 242 – Lajeado