O salão comunitário da Linha Viena, em Anta Gorda, será o local do Seminário de Pecanicultura da Região Alta do Vale, evento que ocorre no próximo dia 02 de junho, a partir das 13h30. Na ocasião, serão diversas palestras em que serão discutidos temas como fertilização de pomares de noz-pecã, cultivares e manejo das nogueiras e boas práticas no pós-colheita. Durante a tarde também haverá atividade de campo, na propriedade do agricultor Jandir Zuffo.
Voltado a agricultores, representantes de entidades, extensionistas da Emater/RS-Ascar, lideranças e outros interessados, a ação possibilitará a troca de conhecimentos entre os envolvidos, especialmente pela importância da cadeia produtiva da noz-pecã no município. “Nesse sentido, há uma busca pelo fortalecimento da pecanicultura, promovendo o o a tecnologias e a outras formas de fomento”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann.
O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, em parceria com a Cooperativa Sicredi. Em caso de chuva, o evento será mantido no mesmo local.
Programação
13h30 – Recepção
13h45 – Abertura
14h – Primeira palestra: Fertilização de Pomares de Noz-Pecã (Vivairo Zago Emater/RS-Ascar)
14h45 – Segunda palestra: Cultivares e Manejo (Fernando Selarayan Engenheiro Agrônomo aposentado da Emater/RS-Ascar)
15h30 – Terceira palestra: Boas Práticas no Pós-Colheita (Eduardo Mariotti Emater/RS-Ascar)
16h15 – Visitação a campo (Propriedade de Jandir Zuffo)
17h – Encerramento