O fim do Carnaval marcará o início do calendário oficial do ano letivo de Estrela (200 dias). No próximo dia 22 será a vez dos mais de 2.5 mil estudantes do Ensino Fundamental (Emefs) retornarem às salas de aula, já que as mais de 1.5 mil crianças de 04 meses a seis anos da Educação Infantil (Emeis) estão sendo atendidas desde o último dia 06, e a partir de agora também pedagógico com o retorno dos professores. A abertura da temporada estudantil da Secretaria Municipal de Educação (Smed) foi marcada pela recepção aos cerca de 800 profissionais envolvidos no atendimento aos mais de quatro mil alunos de toda a rede, em uma especial noite de risadas ocorrida nesta quinta-feira (16), no Centro Comunitário Cristo Rei.
Assim como ocorreu nos 13 educandários das Emeis antes da abertura das portas, dia 06, a Smed dedicou as últimas semanas para uma série de obras, consertos, limpeza, ajardinamento, levantamento e compra de materiais e outros processos envolvidos nas nove Emefs, inclusive para atender a demanda pessoal. Para a secretária da Educação, Elisângela Mendes, são públicos foco, exigências e necessidades diferentes, mas com algumas medidas, ações e cuidados básicos em comum. “O público quantitativo das Emefs é 30% superior ao das Emeis, mas a demanda com materiais e outros itens com os alunos menores, por exemplo, é bem maior. Os estudantes do Fundamental já são mais independentes, e que se por um lado não precisam de uma atenção quase que em tempo integral, como é o caso de nossos bebês e crianças, e por isso a importância de contarmos com monitores, nossos estudantes maiores já necessitam de um olhar mais atento e técnico ao lado comportamental e pedagógico, o que pode ser fundamental para o futuro deles”, diz.
“Cada grupo tem suas especificações, com a qual devemos dedicar muita atenção e carinho para atender. Por isso, esse período que antecede a volta dos alunos é muito importante e merece dedicação e um trabalho muito maior do que as pessoas imaginam. Não se trata de apenas de limpar salas e abrir as portas”, comenta. “Claro que algumas coisas poderão ainda necessitar de posterior atenção nos próximos dias, até porque só surgem com o próprio retorno dos alunos, mas acredito que tudo ocorrerá, como já foi no caso das Emeis, de forma muito tranquila e feliz para todos.”
Noite de palhaçadas e malabarismo
Desta vez, nada de palestra. A noite de recepção aos cerca de de 800 profissionais da rede municipal de educação, inclusive das equipes diretivas e autônomos, foi mesmo dedicada aos sorrisos, com uma apresentação da Destemperados Cia de Teatro, de Porto Alegre (www.osdestemperados.com.br; @destemperadosteatro). Logo na chegada ao Cristo Rei, as “boas-vindas” realizada por palhaços e um kit de presente para saborear a apresentação. Em seguida, os artistas da Cia de teatro trazida a Estrela em parceria com o Sesc realizaram uma série de brincadeiras interativas com o público e apresentações circenses, arrancando sorrisos e aplausos dos presentes.
A secretária Elis Mendes justificou a diferente proposta. “Queremos que o ano seja assim: com muito prazer no que se faz e sorrisos para bem atender a todos. O que desejamos e esperamos de nossos profissionais envolvidos em toda rede cumpram, e pela experiência dos anos anteriores, eles já sabem de cor. Se estão com a gente é porque estão cientes disso. Estamos juntos, e se assim seguirmos mais fortes tornaremos a família da educação municipal estrelense.” O prefeito em exercício, João Carlos Schäfer, prestigiou o evento. Em breve palavras aos profissionais, ele comentou. “Somos uma referência na educação. Não apenas regional, mas sim estadual. E a educação faz parte de um sonho de tornar, nos próximos 20 anos, Estrela na melhor cidade para se morar do Brasil”, disse. “Tudo começa pela educação. E se depender do que temos visto, já demonstrado por vocês, temos planejamos e ainda vamos melhorar, podemos acreditar sim que esse sonho se torne realidade”
Texto e Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela





