Um projeto inovador e sustentável foi entregue à comunidade de Bom Retiro do Sul no início de 2023. Com investimento aproximado de R$ 500 mil, módulos fotovoltaicos, que convertem a energia solar em energia elétrica, foram instalados em duas escolas municipais.
Com uma geração mínima estimada em 20.000 wh (watt-hora) por mês, módulos fotovoltaicos foram instalados na EMEF Irmãs Pivatto e na EMEI Criança Feliz com investimento próprio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, pois não emite gases de efeito estufa ou outros poluentes atmosféricos durante sua produção. Além disso, a energia solar é uma fonte de energia distribuída, ou seja, a energia produzida nestas duas plantas será compartilhada com as demais escolas abastecidas pela concessionária da RGE, fomentando a sustentabilidade e a redução nos custos na conta de energia elétrica.
Para a Secretária de Educação e Cultura, Josi Görgen, o investimento no sistema de geração de energia solar é a aproximação da teoria que se trabalha em sala de aula à realidade da geração de energia limpa, sustentabilidade ambiental e compromisso com essa geração e as que estão por vir.
“Enquanto educação, precisamos ter atitudes sustentáveis e sermos modelo e inspiração aos nossos estudantes e comunidade escolar. É claro que haverá uma economia real significativa aos cofres públicos, mas aproximar cada vez mais nosso discurso e prática acerca da preservação do planeta supera qualquer benefício”, avaliou Josi Görgen.
Para o prefeito Edmilson, este investimento é mais uma das propostas da gestão que são entregues à comunidade, visando neste a implantação de sistema de geração de energia pelo sol.
AI Bom Retiro do Sul
Fotos: Fernando Dias