O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência de
Bom Retiro do Sul pela estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição da quinta-feira (16), do Diário Oficial da União (DOU).
O município decretou situação de emergência em janeiro a qual, posteriormente, foi homologada pelo Governo Gaúcho. Os prejuízos no município pela estiagem estão estimados em mais de R$ 13,7 milhões.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, as perdas estão nas lavouras de milho grão, na safra de soja,
na produção de leite, no milho silagem, afetando inclusive pastagens e a produção de hortaliças, assim como problemas de abastecimento de água para famílias no interior.
Para amenizar a situação dos agricultores mais afetados e necessitados, o município segue apoiando prestando serviços de máquinas e ações emergenciais para a garantia mínima do abastecimento animal e humano.
AI Bom Retiro do Sul – Fotos: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente