Na ocasião, a extensionista da Emater/RS-Ascar Lídia Dhein destacou a preocupação atual de que, pelo excessivo uso de agrotóxicos, de queimadas e de desmatamento, esses seres possam ser extintos. “Por isso é importante a conscientização ambiental já que essas espécies melhoram a polinização das flores e consequentemente a diversidade da flora”, comenta Lídia, lembrando ainda o fato de que o mel de abelhas como Jataí, Mirim, Tubuna e Mandaçaia possui excelente qualidade, com alta carga nutricional.
Como parte da atividade, Lídia também demonstrou os tipos de caixas existentes e as formas de fazer a coleta do mel. “A intenção para mais adiante é instalar uma estação experimental de melíponas aqui na escola, para que os estudantes possam acompanhar mais de perto esta atividade, despertando, quem sabe o interesse para ela”, salienta. A ação faz parte de uma série de encontros entre Emater/RS-Ascar e estudantes em que temas, como, importância da horta, construção de composteira e desenvolvimento de um minhocário são trabalhados em sala de aula.
“Para os alunos, essa é uma forma de reforçar a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade e da conscientização”, reforça a diretora do educandário Rosângela Kirsten. “Em muitos casos os pais dos alunos são agricultores e a nossa intenção é a de estimulá-los para as atividades no meio rural”, completa. Aluna do nono ano Maitê Knop, afirma que a avó possui alguns enxames com abelhas sem ferrão em sua casa, no interior. “Muitas vezes a gente cresce com isso ali do lado, mas sem prestar tanta atenção em sua importância”, avalia. A colega de Maitê, Bruna Röhsig, concorda: “é uma questão de consciência, de saber valorizar o que a natureza nos fornece”.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald