

Uma ação realizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Roca Sales, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fundação Pró Rio Taquari recolheu, na última semana, mais de três mil embalagens vazias de agrotóxicos, no interior do município. No total, 76 produtores se envolveram no mutirão, que teve o objetivo de destinar corretamente o material coletado nas propriedades, evitando assim a contaminação do solo e da água, que poderiam trazer riscos para a saúde humana e animal.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Miritz, destaca a forte participação dos agricultores nos últimos anos, o que serve de incentivo para manutenção e até ampliação da campanha. “Há uma preocupação dos produtores com esta entrega, que é realizada mesmo que haja embalagens em piores condições”, comenta Miritz, que destaca o fato destes atenderem as exigências relativas a “tríplice lavagem”, deixando as embalagens vazias em ambientes adequados para este fim.
Participaram ainda da ação, o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente Sandro Kappler e o extensionista da Emater/RS-Ascar, Deoclésio Piccoli. O apoio foi da equipe da Arla, que efetuou o recolhimento.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald