

Alunos de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado fundaram, nesta quarta-feira (06/11), suas cooperativas escolares. Três associações foram fundadas pela manhã e à tarde, em assembleias nas Emefs Vida Nova, Guido Lermen e São João. Às 19h30 ocorre a assembleia de fundação da cooperativa escolar da Emef Nova Viena.
Promovido pelo Sicredi Integração RS/MG em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o projeto consiste em criar associações de jovens do 6º ao 9º ano, com a finalidade educativa de desenvolverem ações econômicas, sociais e culturais em benefício dos cooperados e da comunidade escolar.
As cooperativas foram formadas somente por alunos. Para participar do projeto, eles contam com e pedagógico para a implantação e desenvolvimento de um produto, recebendo apoio de um professor orientador. O objetivo é estimular o empreendedorismo e a liderança dos alunos, que precisam se reunir no contraturno ao que frequentam a escola regular para vivenciar os princípios do cooperativismo aplicados à pesquisa, produção e comercialização de um produto.
“Apostamos no crescimento e no comprometimento desses pioneiros fundadores das cooperativas escolares”, afirmou a secretária de Educação (SED) de Lajeado, Vera Plein, que acompanhou a fundação das cooperativas durante a realização das assembleias.
Texto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado