Estiveram envolvidos nas operações os fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Departamento de Trânsito de Lajeado e policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) da
A primeira operação ocorreu na quinta-feira, 14/05, quando foram vistoriados 14 locais, dos quais 13 estavam fechados e um foi orientado a não permitir a entrada de clientes no local.
Já na sexta-feira, 15/05, foram vistoriados 35 locais, dos quais 7 estavam fechados, 22 estavam adequados ao que estabelecia os decretos e 6 foram orientados e notificados.
Já no sábado, 16/05, a operação vistoriou 32 locais, dos quais 5 estavam fechados e 27 estavam obedecendo às determinações de funcionamento. Além disso, foram verificadas duas denúncias de locais que haviam aglomerações, o que não se confirmou quando visitaram os locais.
Os estabelecimentos comerciais que não respeitarem as regras e demais determinações para o funcionamento durante a pandemia estão sujeitos à notificação, multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará em caso de reincidência.
As Operações Integradas acontecem desde 2017 em Lajeado com o objetivo de promover maior segurança e bem-estar à população, e depois aram a integrar as ações do Pacto Lajeado Pela Paz.
Assessoria de Imprensa de Lajeado