

Ronison Borba, acordeonista e professor de música, é o convidado do primeiro episódio
No domingo, dia 1º, estreia a Websérie Saudades do Pago, que visa enaltecer e destacar artistas gaúchos que vivem fora do nosso Estado, mas que continuam valorizando a cultura gaúcha e mostram a força que a nossa música tem em qualquer parte do mundo, independentemente de gênero, estética ou estilo.
O primeiro programa tem a participação do acordeonista e professor Ronison Borba, músico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2012). Atualmente, é graduando do curso de acordeão pela Escola Superior de Artes Aplicadas/IPCB, em Castelo Branco, Portugal, onde é aluno do renomado acordeonista, compositor e professor português Paulo Jorge Ferreira.
Ronison Borba tem um currículo repleto de participações em festivais nos diversos estados do Brasil, além de países como Chile e Argentina, França e Portugal, recebendo o prêmio de instrumentista destaque, em 2018, no Canto da Lagoa, Ronco do Bugio e outros festivais nativistas.
O músico já ministrou aulas em importantes eventos ligados ao ensino do acordeon, como III Encontro Nacional de Acordeon Presto-Sesc, 13ª Semana da Escola de Belas Artes, Festival Internacional de Música em Casa (Fimuca) e Conservatório da Guarda/Portugal. Participou de masterclasses com renomados acordeonistas como Richard Galliano (França), Gorka Hermosa (Espanha), Iñaki Alberdi (Espanha), Miloš Milivojević (Servia), Chico Chagas, Toninho Ferragu, Luciano Maia, Samuca do Acordeon, Oscar dos Reis, Elias Rezende e Otavio de Assis Brasil.
A entrevista completa de Ronison Borba para o curador do projeto, Fernando Graciola, estará disponível a partir das 19h, no canal do Youtube do Portal Região dos Vales e, na sequência, no site oficial do Saudades do Pago www.saudadesdopago.com.br. Na terça-feira, dia 03, irá ao ar uma vídeo-aula sobre acordeon, também ministrada por Borba.
O projeto cultural Websérie Saudades do Pago conta com o patrocínio de Ciamed Distribuidora de Medicamentos e Rota Indústria Gráfica. A realização é de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa