As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do o à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral, significando que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas.
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus), que é o causador da AIDS. O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), ainda não existe a cura para a infecção , mas existe tratamento que pode reduzir drasticamente a progressão da doença. O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo, e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue, o que é frequente entre usuários de drogas ilícitas – que também podem contrair mais doenças, como hepatites. Outras vias de transmissão são por transfusão de sangue, porém é muito raro, uma vez que a testagem do banco de sangue é eficiente, e a vertical, que é a transmissão do vírus da mãe para o filho na gestação, amamentação e principalmente no momento do parto, o que pode ser prevenido com o tratamento adequado da gestante e do recém-nascido.
O Município de Roca Sales realiza a distribuição de preservativos, tanto masculinos como femininos, em todos os setores de saúde. O teste para diagnóstico da infecção pelo HIV, e também para sífilis e hepatites B e C pode ser realizado a qualquer momento e por qualquer pessoa. Basta procurar a unidade de saúde de referência levando um documento de identidade e o Cartão SUS que um profissional habilitado irá realizar o atendimento, orientações e as condutas necessárias.
Assessoria de Imprensa