

Documento traz balanço das atividades, destaca avanços conquistados pelos setores atendidos e as consequências da pandemia da Covid-19
O secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, e da Fazenda, Henrique Lagemann, receberam nesta quinta-feira (10/12) a visita da equipe local da Emater/RS-Ascar de Estrela, composta pela chefe do Escritório, Tania Queiroz Stein, seu grupo de trabalho, e também o supervisor microrregional da entidade, Álvaro José Mallmann. O motivo foi a entrega anual do Relatório Municipal de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do Escritório Municipal da Emater, referente este ao exercício 2020.
O relatório, sempre entregue entre o fim do ano corrente ou início do seguinte, apresenta os eventos realizados/ou participações, as prioridades definidas e parceiros locais envolvidos pelo escritório. Cita atividades como o o às políticas públicas; agricultura de base ecológica, assessoramento na gestão rural; atividades com idosos, indígenas e mulheres rurais; juventude rural, gestão ambiental, educação e promoção da saúde, organização rural, segurança alimentar, além de ações na agricultura e pecuária. Tudo o que esteja de acordo ou relacionado com as três principais diretrizes da entidade: Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sustentável e Recursos Naturais; e o Desenvolvimento Social e Humano.
O estudo destaca, em 2020, a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural e social a mais de 400 famílias, em diferentes localidades do município, este ano marcado pela pandemia. Na área de “Agricultura de Base Ecológica”, o relatório ressalta a consolidação da forma de produção e comercialização com boa diversidade de produtos e geração de renda, e constata que a pandemia levou os produtores a inovarem a forma de comercializar seus produtos. A venda através de redes sociais principalmente Whatsapp, com entrega direta aos consumidores se tornou uma ótima e rentável alternativa. Quanto ao “Crédito Rural” através do Plano Safra, o trabalho ressalta a condução de mais de cem projetos de crédito, proporcionando o ao montante aproximado de R$12.805.183,74. Além disso, foram elaborados outros 156 croquis de gleba, que são fundamentais para o o às linhas de custeio, tanto pecuário quanto agrícola.
Na área da “Segurança Alimentar”, cerca de 50 famílias receberam atendimento, o que contribui na construção de canais de comercialização, incentivo à produção para autoconsumo e, ao mesmo tempo, fortalecendo a relação da agricultura familiar com o mercado institucional, atendendo demanda por produtos de qualidade e diversificados na alimentação escolar (PNAE). Já as ações de “Assistência Técnica e Social (Aters)” para mulheres rurais demonstraram o crescente número de mulheres nas atividades produtivas, sendo que mais de 80 foram beneficiadas em ações de o às políticas públicas como PNAE, agroindústria familiar e crédito rural, além de receberem qualificação nas atividades exercidas nas unidades produtivas.
Ainda, na área do “Bovinocultura de Leite”, a pesquisa detalha o atendimento a mais de cem produtores de leite do município, com as mais diversas realidades (dos que produzem 50 litros de leite por dia, até propriedades com 5.000 litros de leite/dia; da ordenha balde ao pé ao robô de ordenha), além da participação virtual de cases locais Fórum Tecnológico do Leite. Por outro lado, este ano a participação em eventos ligados ao poder público municipal e entidades parceiras, entre estes o Multimulher, Dia do Colono e Motorista, Expowink e outros não foi possível pela não realização dos mesmos.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela